Adaptação de uma receita de Leonor de Sousa Bastos |
Esta receita tem uma ideia base muito semelhante ao "Doce da Io Appolloni". Trata-se de um Papo de Anjo em ponto grande e que, neste caso, leva chocolate.
Calda
400g de açúcar
300g de água
1 pau de canela
Casca de limão e laranja
Num tacho, levar ao lume a água com o açúcar e os aromatizantes e deixar ferver durante cerca de cinco minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.
Papo-de-anjo de chocolate
7 gemas
1 ovo
1/4 de colher de chá de fermento (2,5g)
1 colher de sopa rasa de cacau em pó (8g)
Raspas de chocolate para enfeitar
Pré-aquecer o forno a 150°C.
Untar com manteiga uma forma de 26cm. Usei uma de silicone.
Bater as gemas e o ovo até triplicarem de volume e estarem brancos e firmes. Adicionar o cacau peneirado com o fermento, envolvendo, delicadamente, com uma espátula, para que a massa perca o mínimo de volume possível.
Deitar o preparado para a forma e, com uma espátula, alisar a superfície. Levar ao forno e deixar cozer durante 20 minutos. Deixar arrefecer um pouco e virá-lo ao contrário para um prato ou tarteira mais larga que posteriormente tenha espaço para a calda.
Deixar arrefecer completamente e levar ao frigorífico. Depois de bem frio regar o papo-de-anjo com a calda, enfeitar com o chocolate raspado e guardar refrigerado.
Aguenta vários dias no frigorífico. Originalmente esta receia dá para cerca de 22 unidades em formas com 5 cm de diâmetro e 2 cm de altura.
Sem comentários:
Enviar um comentário