Uma deliciosa receita de José Avillez
Utilize uma forma de fundo removível e forre a base com papel vegetal.
Para a base
200 g de bolacha Maria triturada
120 g de manteiga derretida
Para a base, misture a bolacha Maria triturada com a manteiga derretida até formar uma massa homogénea. Cubra o fundo da forma com essa massa, formando a base do cheesecake. Leve ao frigorífico enquanto faz o recheio.
Para o recheio
120 g de manteiga derretida
300 g de natas líquidas
100 g de leite
2 laranjas (para raspa e sumo)
3 gemas
150 g de açúcar
4 folhas de gelatina
200 g de natas batidas
200 g de queijo creme
Para o recheio junte, num tacho, as natas líquidas, a raspa de laranja, as gemas e o açúcar, e leve a lume brando até obter um creme. Adicione as folhas de gelatina (já demolhadas em água fria), misture bem e reserve até arrefecer completamente.
Ao creme, já frio, adicione as natas batidas, o queijo creme e o sumo de laranja. Misture muito bem. Coloque este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico até obter uma consistência firme. Enfeite a gosto com o coulis de laranja.
Para o coulis
Sumo de laranja q.b
Açúcar q.b.
O ideal é deixar no frigorífico de um dia para o outro. Desenforme com cuidado passando uma faca muito fina lateralmente ou aquecendo ligeiramente o exterior da forma. Deve enfeitar depois de desenformar. Utilizei o coulis de laranja, gomos de laranja e bagos de uva. É mesmo muito bom!...
deve ficar com um sabor bem fresquinho e diferente!! Gostei! beijinhos
ResponderEliminarÉ isso mesmo, diferente e bom! E como é muito calórico deve comer-se pouco de cada vez, isto é, dura mais tempo 😉.
EliminarAproveitei para espreitar o Sótão da Verdinha que achei bem interessante. Vou experimentar algumas coisas de lá! Chau!